Rotary Clube Crato Centro

Antes de tudo:

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

domingo, 18 de agosto de 2013

SÍMBOLOS DO ROTARY


O Emblema
O emblema oficial de Rotary é o Distintivo Rotário. Uma roda tem sido o símbolo do Rotary desde o seu começo. O primeiro desenho da roda foi feito por Montague Bear, rotariano de Chicago e engravador que projetou uma simples roda de trem, com alguns traços ao seu redor para dar a perspectiva de movimento. A roda foi projetada para transmitir a idéia de “Civilização e Movimento”.

Em 1922, foi deliberado que todos os Rotary Clubes deveriam adotar o símbolo, que passaria a ser de uso exclusivo dos rotarianos. Assim, em 1923, a atual roda de engrenagem, com 24 dentes e seis raios, foi adotada como símbolo pela então “Associação do Rotary International”. Um grupo de engenheiros opinou que uma roda de engrenagem era mecanicamente impossível e que, portanto, seria necessário que a mesma contivesse, em seu centro, um rasgo de chaveta. Conseqüentemente, em 1923, o rasgo de chaveta foi anexado, e o símbolo, como é hoje conhecido, foi adotado como o emblema oficial do Rotary International.



Significado do Emblema
Os 24 dentes da nossa roda DENTEADA (e não dentada) representam às 24 horas do dia onde cada rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento.
Os 6 raios representam as qualidades essenciais do rotariano em relação à:
FAMILIA – Ser bom chefe de família
AÇÃO – Cumprir os deveres de cidadão
AMIZADE – Cultivar a capacidade de fazer e manter amigos
PROFISSÃO – Ter ética profissional, agindo sempre de acordo com os princípios rotários
RELIGIÃO – Respeitar normas e princípios religiosos
INSTITUIÇÃO – Manter a integração no movimento rotário, cooperando sempre.
A cor dourada significa a nobreza e legitimidade dos propósitos rotários.
A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos.
Uso do Emblema
Esse distintivo deve ser usado sempre pelo rotariano, dentro ou fora das reuniões, na cidade ou em viagens, principalmente em viagens, como elemento de identificação. Ele nos dá excelentes oportunidades de prestar serviços a companheiros de outras regiões e também de sermos atendidos por outros companheiros quando em viagem, em casos de necessidade. O distintivo é de uso restrito e exclusivo dos Rotary Clubes e dos rotarianos.
Além dos usos autorizados, ele pode ser usado também, em adesivos de pára-brisa de veículo usado por rotarianos ou familiares. Não se pode usar o emblema do Rotary em qualquer impresso ou similar que envolve assunto comercial, de interesse ou proveito próprio.
Bandeira Rotária
A primeira bandeira foi hasteada no mês de janeiro de 1915, na Cidade de Kansas, estado do Missouri, EUA. Em 1922, uma pequena bandeira rotária foi hasteada no Pólo Sul, pelo Almirante Richard Byrd, sócio do Rotary Club de Winchester, na Virgínia, EUA. Quatro anos depois, o Almirante hasteou a bandeira rotária no Pólo Norte. Uma bandeira foi oficialmente adotada pelo Rotary International em 1929, durante a Convenção de Dallas, no Texas, EUA. A bandeira do Rotary foi levada ao espaço, pela primeira vez, pelo astronauta Frank Borman, sócio do Club do Centro Espacial de Houston.
Atualmente a bandeira rotária consiste em um campo branco com o distintivo ao centro nas cores oficiais. Aos Rotary Clubes é facultado colocar as palavras “Rotary Club” em letras grandes azuis em cima da roda DENTEADA e abaixo dela, o nome do Clube, Estado, Nação e o número do Distrito. 
Sino e Martelo
Embora não apresentem os destaques, nem a notoriedade como a Roda Denteada, o Distintivo e a Bandeira, o sino e o martelo também são símbolos rotários.
O Sino representa a disciplina e a ordem que deve dominar o ambiente das reuniões, principalmente quanto à atenção que deve ser dispensada pelos rotarianos, quando das instruções rotárias, das palestras proferidas e das informações do protocolo e do secretário, além das informações transmitidas pelo presidente.
Ele marca o tempo e o trabalho. O primeiro toque do Sino ocorre para informar o início da reunião rotária, somente após o toque do sino é que a reunião em Rotary está oficialmente aberta Todos os presentes deverão ficar de pé. Idêntico procedimento acontece para representar o final da reunião e a saudação ao Pavilhão Nacional.
O Martelo simboliza a autoridade a investidura do cargo maior, na hierarquia do Rotary, a exemplo do que ocorre nas reuniões maiores do poder judiciário, quando o juiz, através do martelo, faz lembrar aos presentes a sua autoridade máxima.
Quando da transmissão do cargo, o presidente que está concluindo seu mandato, executa a última batida do martelo no Sino e, imediatamente, entrega o martelo ao Presidente que está tomando posse, simbolizando a transferência da autoridade que até então estava investido.

Sua história
Em 1922, realizou-se entre os clubes dos Estados Unidos um grande concurso de freqüência, combinando-se que o clube perdedor daria o prêmio ao clube vencedor. Venceu o Rotary Club de Nova York e a ele foi dado como prêmio o sino de um navio patrulheiro, colocado numa base de madeira procedente do navio VITÓRIA, capitânea da esquadra do Almirante Nelson, na Batalha de Trafalgar. Desde então o sino, nas reuniões do Rotary, passou a representar - como nos navios - a ordem e a disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário